Diante da Resolução Nº 1, de 4 de outubro de 2022 que tornou a Computação obrigatória nas escolas de Educação Básica, termos como Pensamento Computacional, Algoritmos têm sido comumente utilizados e suas conceituação aparece como exigência nos planejamentos pedagógicos.
Muito comum também tem sido a relação destes termos com aspectos tecnológicos, muitas vezes, enraizados da informática, que não é um equívoco, dada a origem de terminados termos do campo das tecnologias. No entanto, é necessário desconstruir a ideia de que aspectos do Pensamento Computacional e outras habilidades tenham uma relação obrigatória ou dependente de recursos tecnológicos digitais.
Existem diversas estratégias que podem e e devem ser adotadas e implementadas que não são dependentes das tecnologias, mas que contribuem para desenvolver diversas competências da Basse Comum Curricular na área da Computação, inclusive atividades desplugadas estão previstas neste documento.
Assim, segue um arquivo gratuito em PDF com atividades que podem auxiliar a introdução desta forma de trabalho.
Clique aqui e baixe gratuitamente.
Observe que, por exemplo, a atividade do 3º ano tem uma "pegadinha" em relação ao resultado 7, isso também é estratégico.
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